Concurso Cosplay

Ficha de inscrição para concurso cosplay

Regras do Concurso Cosplay Megacon

 

1 – Sobre o concurso:

1 – O concurso terá as seguintes categorias: Desfile Individual Adulto e Desfile individual infantil

1.2 – No desfile, o participante deverá desfilar no local determinado, mostrando seu Cosplay aos jurados e ao público no tempo determinado.

1.3 – o participante deve entregar material de apoio no ato da inscrição.

 

2– Algumas Regras e Proibições.

2.1 – O concurso é aberto para pessoas  a partir de 2 anos de idade, de qualquer sexo e origem.

2.2 – É vetada a participação de membros da comissão organizadora, coordenadores, staffs, sendo permitida a participação de convidados.

2.3 – São considerados válidos Cosplays de personagens originados de Anime, Manga, Games, Tokusatsus , filmes, séries, desenhos ou qualquer outra mídia, desde que o personagem seja de acesso público.

2.4 – Serão desclassificados personagens originários de fanzines e fóruns, assim como “cosplays originais”. São vetadas também a participação e representação de personagens pornográficos ou eróticos.

2.5 – Apenas objetos que não representem perigo para os presentes no evento serão permitidos. Sendo assim fica proibido o porte de explosivos, armas de fogo (mesmo descarregadas) e armas brancas com lâmina. O não cumprimento de tais regras dará ao evento a autoridade de barrar o visitante na entrada e recolher o objeto ao guarda-volumes, tendo o visitante o direito de retirá-lo no final do evento.

2.6 – A interação com a plateia e os apresentadores do concurso não é proibida, desde que seja coerente com o personagem e não incorra em ofensas, constrangimentos ou atrapalhe o andamento do concurso.

2.7 – Também serão permitidos personagens de mídias adultas (Ex: Ecchi, yuri, lemon e yaoi), porém as fantasias devem estar de acordo com todos os critérios de regras e, não devem ferir principalmente a regra 2.4 e 2.6.

 

3 – Apresentação

3.1 – O participante deverá desfilar por um trajeto pré-estabelecido e mostrar seu cosplay ao corpo de jurados. O participante deverá mostrar sua roupa e seus acessórios. Ele deve subir ao palco, caminhar até a frente e parar sobre a marcação, virando-se para mostrar os detalhes. Não é necessário fazer nenhum tipo de apresentação ou interpretação. Se o cosplayer desejar, poderá fazer uma pose no final.

3.2 – Ofensas (palavrões), apelo sexual e posturas que não são características do personagem representado são considerados pelos juízes como critério para a desclassificação do mesmo.

 

4– Inscrições:

4.1 – As inscrições serão limitadas por categoria  e deverão ser feitas no dia até as 16hs.

Desfile Adulto – 40 Vagas( a partir de 15 anos)

Desfile infantil – 20 Vagas( de 02 até 14 anos)

4.2 – O participante do concurso deverá se dirigir até o “local de inscrições” e preencher sua ficha com o staff responsável, COM LETRA LEGÍVEL.

4.3 – Ao assinar a ficha o participante declara que está de pleno acordo com as regras do concurso e deve preencher todos os campos com os dados cadastrais e apresentando, na entrega da ficha, o RG original ou cópia autenticada.

4.4 – O participante receberá no ato de sua inscrição uma ficha com um número, este número deve ser mantido em seu poder e entregue ao responsável pela fila antes de desfilar. Mantenha seu canhoto devidamente guardado e não se esqueça do número que nele consta.

4.5 – Os Cosplayers devem se reunir 15 minutos antes do concurso, ao lado do Palco ou assim que o apresentador anunciar o início dos preparativos para a fila do concurso.

4.6 – Ao se inscrever no concurso de cosplay, o participante cederá sua imagem (filmada ou fotografada)para a organização do evento, que poderá usá-la em divulgações via internet ou outro tipo de mídia.

4.7 – O Cosplay que não estiver presente quando chegar sua vez será imediatamente desclassificado.

4.8 – Necessário para melhor julgamento do cosplay em relação a desfile, levar imagem referência do personagem.

4.9 – Aqueles que não trouxerem imagem referência de seus personagens terão descontado em suas notas 0,5  pontos na media total. Serão necessárias 3 imagens iguais de seus personagens, uma para cada juiz.

 

5 – Julgamento

5.1 – As notas serão dadas pelos juízes, e a média entre eles será a nota final. A banca será composta de 3 (três) juízes.

5.2 – Os quesitos de julgamento são:  interpretação, Fidelidade ao personagem e criatividade. Cada um receberá nota de 0,5 (meio) a 10 (DEZ), com intervalos de 0,5 (meio) ponto. A nota 0 (ZERO) será dada apenas aos cosplayers desclassificados.

5.3 – Para os quesitos “fidelidade” e “ criatividade”, os juízes são instruídos a julgar sua dificuldade e fidelidade do cosplay ao personagem original, assim como também a criatividade na montagem e escolha do personagem. Não será levada em conta a constituição física do participante, mas se ele dará ênfase nas saídas técnicas usadas na execução da roupa.

5.4 – Para o quesito “interpretação”, os juízes são instruídos a julgar a fidelidade ao personagem, desembaraço e postura no palco, conhecimento sobre o personagem e qualidade da encenação durante o desfile.

 

6 – Observações finais

6.1 – Os casos omissos no regulamento serão analisados pela comissão organizadora. A decisão será soberana e inquestionável.

6.2 – Todos os participantes serão julgados por um corpo de jurados, cujas notas serão consideradas plenas e também inquestionáveis.

6.3 – qualquer participante que se envolva em brigas e discussões durante o evento será desclassificado.

 

7 – MISS SIMPATIA

7.1 – após o resultado do desfile e entrega de prêmios, ocorrerá uma premiação extra, somente com os inscritos que não se classificaram entre os 3 primeiros lugares de cada categoria.

7.2 – todos os cosplayers presentes  que tenham participado do desfile, poderão retornar ao palco para participar.

7.3 – será uma premiação única para o cosplayer mais simpático durante todo o evento.

7.4 – a escolha será feita através de reação do público perante o cosplayer.

 

8 – Imagem de referência:

8.1 – o material de referência deve conter nome e idade do participante, assim como também deve conter: nome do personagem , mídia ao qual ele pertença e um breve histórico de sua personalidade.

8.2 – as imagens contidas no material de referência devem ser a cores, conter frente e costas do personagem além de imagem de detalhes e rosto.

8.3 – exemplo de material de referência:

 

Nome: fulano de tal

Idade: 16 anos

Nome do personagem: Black Adam

Mídia: DC Universe

Personalidade: é um super-vilão, basicamente, a versão maligna do Capitão Marvel/Shazam. Adão Negro se deixou seduzir pelo poder, sendo, como castigo, exilado pelo Mago Shazam em outra dimensão . 5000 anos depois, ele retornou voando a velocidade da luz em 1945 a Terra (sem ter envelhecido)  Assim como o Capitão Marvel, Adão precisa pronunciar a palavra mágica “SHAZAM” para canalizar seus super-poderes.

 

Modelo cosplay

 

 

MegaCon - Logo com Fundo